Histórico

A Biblioteca Central da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, foi instalada em 1978, no Campus Universitário Paulo VI incorporou gradativamente as coleções das Unidades Isoladas das Escolas de Engenharia, Agronomia, Administração e Medicina Veterinária da “Federação das Escolas Superiores do Maranhão” a qual deu origem a Universidade Estadual do Maranhão através da Lei nº 4.400/81. E órgão suplementar subordinado à Reitoria.

A Biblioteca Central atua como mediadora no processo de ensino aprendizagem provendo serviços de informação presenciais, virtuais, produtos impressos e eletrônicos, contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da comunidade universitária e a sociedade em geral.

Em 1991 foi institucionalizado o “Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual do Maranhão” SIB/UEMA, atualmente constituído de 23 bibliotecas nos Campi São Luís e nos Centros de Ensino de Bacabal, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Grajaú, Itapecurú, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, Timon e Zé Doca.

Em setembro de 2013, foi implantado o Programa de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum com a finalidade de disponibilizar mecanismo para facilitar a busca e recuperação da informação de forma rápida e eficaz para o SIB/UEMA.