Agradecimento aos livros doados


Por em 15 de março de 2024



Na tarde do dia 14 de março, (quinta-feira), a equipe da Biblioteca Central da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu das mãos da servidora Maria Lourdes Mota a doação de vários livros do Professor Doutor João Renôr Ferreira de Carvalho.Livros esses são de resultados de pesquisas desenvolvidas no Maranhão. O Prof. Dr. João Renôr Ferreira de Carvalho era maranhense, Doutor em Estudos Latino Americanos – Institut Des Hautes Etudes de L’amérique Latine na Université de Paris III (1979). Mestre em Geografia Humana – Institut D’etudes du Dévéloppement Economique et Social – I.E.D.E.S – Université de Paris I (1975). Bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1972). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História da América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Indigenismo Brasileiro e Amazônico, Memória, História do Maranhão, História da Amazônia e Etnologia de comunidades tribais do Nordeste.
Foi reitor o 4º reitor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), de 1997 a 1999. Após deixar as funções na Universidade, foi lotado no Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Escreveu mais de 15 livros, obras importantes para a historiografia brasileira, entre elas: “Os índios Guêguê e Acoroá (Craô) do Piauí Colonial no período de 1738 a 177”, “O SAMUEL BENCHIMOL QUE EU CONHECI: um homem apaixonado pelo mundo amazônico”, “O Maranhão na História: O Maranhão Português em Apreciação Histórica”, “A Geopolítica lusitana do século XVIII no Piauí Colonial”, “Aspectos do Povoamento da Amazônia Brasileira”, “Momentos de História da Amazônia”. Sua última obra foi lançada em 2014, com o título ‘Ação e Presença dos Portugueses na Costa Norte do Brasil no século XVII – A Guerra no Maranhão 1614-1615’.

“O país é feito por homens e livros”
Monteiro Lobato



Últimas Postagens